top of page
  • Innovatore Engenharia

Os 3 R ’s da sustentabilidade


Assuntos como sustentabilidade e a utilização dos 3R 's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) tem sido constante nos canteiros de obras. A conscientização e treinamentos dos colaboradores quanto ao uso e quantidade correta dos materiais, combate ao desperdício, separação e descarte dos resíduos tem feito parte do cotidiano desse setor. Nesse ramo de construção, a sustentabilidade além de elevar a qualidade das construções, esperta o olhar de clientes que visam a responsabilidade socioambiental, e buscam por empresas que realizam projetos sustentáveis. O grande desafio das construtoras é realizar projetos com impactos positivos ao meio ambiente, por meio de conscientização da equipe, desde o planejamento da obra até sua execução. Com pequenas ações, internas, como redução de uso do papel, separação do lixo e descarte de entulhos de forma correta.

A mentalidade dos 3R 's além de contribuir para o meio ambiente, proporciona economia para a empresa e consumo de materiais de forma consciente.

Reduzir é a primeira atitude. É preciso planejar e saber o que realmente vai precisar usar. A redução do papel é uma das ações que já podem começar dentro dos escritórios e obras. Só imprimir só o necessário, priorizar a comunicação por meio digital, assim como contratos, documentos e assinaturas digitais. E por fim, separar um lixo exclusivo para descartes das folhas utilizadas. Em relação à otimização do consumo de energia, o uso de telhas fotovoltaicas já tem sido utilizado em alguns canteiros de obras, assim como uso de lâmpadas de led e sensores de desligamento de luzes. A escolha correta de materiais como a madeira é outra opção de saber reduzir, reutilizar e reciclar. A madeira Pinus, usada em nossas obras, têm destaque e relevância por ter um ótimo custo benefício e por pertencer ao reflorestamento existente em vários estados do país. A proposta sustentável do R de Reutilizar é oferecer uma nova possibilidade de uso a um material que possivelmente iria para o lixo. Essa prática reduz o uso de água e energia que seriam destinados à produção de novas matérias-primas. Nas obras da Innovatore, é feito o tratamento de superfícies de chapas compensadas para obtermos o melhor aproveitamento da madeira permitindo uma nova reutilização da mesma e reduzindo a compra de mais. As placas, sarrafos e pontaletes ao final de seu uso são reutilizados como sinalização de placas de segurança nos canteiros de obras. Chegamos ao último e mais conhecido dos 3R ‘s da sustentabilidade, R de Reciclar. A Innovatore preza pela responsabilidade sustentável, realizando o descarte de todo material como madeira e outros resíduos, gerados pela construção, com empresas registradas, certificadas e autorizadas por órgãos competentes a realizarem esse tipo de descarte de material. Na nossa missão de construir o futuro por meio de construções sustentáveis, começa e termina com a responsabilidade de entregarmos o melhor para nossos clientes e para o meio ambiente.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page