• Innovatore Engenharia

Como gerenciar equipamentos para a construção civil


A maneira como sua empresa administra os equipamentos para a construção civil é fundamental para desempenho do negócio. Como o maquinário utilizado na obra é um dos componentes mais caros no orçamento, os resultados dos custos da obra dependem muito desse fator.


Muitos fatores devem ser levados em conta na hora da escolha e modalidade de contratação dos equipamentos para construção civil. Algumas das dúvidas mais frequentes enfrentadas por gestores de projetos de engenharia civil são: melhor fornecedor, qualidade do produto, opção pelo aluguel ou compra das máquinas.


Aqui vão algumas dicas para ajudar você e sua empresa a lidar com essas questões.

A pesquisa da qualidade do fornecedor é um dos requisitos fundamentais para garantir os melhores equipamentos, assim como cuidados na contratação do serviço, principalmente se o equipamento for alugado. O contrato de locação define a responsabilidade de cada um. Alguns pontos importantes que não podem ficar de fora desse acordo: práticas e sanções, a assistência técnica e o pagamento de horas caso o equipamento fique parado.


Comprar ou alugar equipamentos para construção civil?


A construtora GMR fez uma pesquisa de locação e compra de equipamentos de construção civil para o seu empreendimento Pátio das Américas. A procura também incluiu gastos como: periódicos com manutenções preventivas, consumo de energia e operadores das máquinas.


A conclusão foi de que adquirir boa parte das máquinas seria a decisão financeira mais adequada para a construtora, para este trabalho que seria executado em aproximadamente 3 anos. Ainda que os valores totais na compra fossem mais altos que o de locação, a compra pode ser utilizada em outras obras, o aluguel não.

Este cálculo só não valeria para quando os equipamentos de construção civil têm alto custo de manutenção e não tem retorno de investimento na obra. Um bom exemplo foram os elevadores utilizados na construção do empreendimento.

E não esqueça: a aquisição de equipamentos para construção civil usados pode ser uma boa ideia para quem trabalha com uma gama de obras com estrutura repetitivas e ritmo lento de construção. O leilão é uma boa alternativa para adquiri-los.


Paula Feck

Jornalista formada pela Unisinos (RS), pós-graduada em Marketing Digital pela Impacta (SP).

Crédito: https://constructapp.io/pt/como-gerenciar-equipamentos-para-a-construcao-civil/

28 visualizações
logo branco.png

© 2011 Innovatore Engenharia. Todos os direitos reservados.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram